Manuals

Glossário

Adicionar

Comando Subversion que é usado para adicionar um ficheiro ou pasta à tua cópia de trabalho. Os novos itens são adicionados ao repositório quando os submeteres.

Revisão BASE

A revisão base corrente para o ficheiro ou pasta na tua cópia de trabalho. Esta é a revisão que o ficheiro ou pasta tinha na última execução do checkout, actualização ou submissão. A revisão BASE é normalmente diferente da revisão HEAD.

Responsabilizar

Este comando dirige-se apenas a ficheiros de texto, e anota cada linha de modo a mostrar a revisão do repositório em que foi alterada por último, o autor que efectuou a alteração. A nossa implementação de GUI chama-se TortoiseBlame, e também mostra a data/Hora de submissão e a mensagem de registo, quando passas com o rato sobre o número de revisão.

Ramo

Um termo usado frequentemente em sistemas de controlo de versões para descrever o que acontece quando o desenvolvimento se divide, no determinado ponto, e segue dois caminhos separados. Tu podes criar um ramo a partir da linha principal de desenvolvimento, para o desenvolvimento de uma nova funcionalidade sem tornar instável a linha principal. Ou tu podes criar um ramo estável de uma entrega para o qual só efectuas reparações de problemas, enquanto novos desenvolvimentos têm lugar no instável trunk. No Subversion um ramo é implementado como cópia barata.

Checkout

Comando Subversion que criar uma cópia de trabalho local numa simples pasta, através da descarga de ficheiros versionados a partir do repositório.

Limpar

Para citar o livro do Subversion: Recursively clean up the working copy, removing locks and resuming unfinished operations. If you ever get a working copy locked error, run this command to remove stale locks and get your working copy into a usable state again. Tem atenção que neste contexto o lock (bloqueio) refere-se ao bloqueio do sistema de ficheiros local e não ao bloqueio do repositório.

Submeter

Este comando Subversion é usado para transferir as alterações, na tua cópia de trabalho local, de volta para o repositório, criando uma nova revisão do mesmo.

Conflito

Quando as alterações do repositório são integradas com as tuas alterações locais, por vezes essas alterações ocorrem nas mesmas linhas. Neste caso o Subversion não pode decidir automaticamente qual a versão a usar e o ficheiro é tido como em conflito. Terás de editar manualmente esse ficheiro e resolver o conflito antes de submeteres posteriormente mais alterações.

Cópia

No repositório Subversion tu podes criar uma cópia de um simples ficheiro ou de uma árvore inteira. Essas são implementadas como cópias baratas que funcionam um pouco como um apontador para o original, pelo que não ocupam quase nenhum espaço. Criar cópias preserva o histórico do item na cópia, para que possas seguir as alterações efectuadas antes de a teres feito.

Remover

Quando tu removes um item versionado (e submetes a alteração) o item deixa de existir no repositório, após a revisão submetida. Mas é claro que continuará a existir em revisões anteriores do repositório, pelo que poderás continuar a acedê-lo. Se necessário, tu podes copiar um item removido e ressuscitá-lo por completo com histórico.

Comparar

Abreviatura para Mostrar Diferenças. Muito útil quando queres ver exactamente que alterações foram feitas.

Exportar

Este comando produz uma cópia de uma pasta versionada, tal como uma cópia de trabalho, mas sem as pastas locais .svn.

FSFS

É um sistema de ficheiros proprietário do Subversion para suporte aos repositórios. Pode ser usado em partilhas de rede. Por defeito para repositórios na versão 1.2 e nos mais recentes.

GPO

Objecto de política de grupo.

Revisão HEAD

A última revisão de um ficheiro ou pasta no repositório.

Importar

Comando do Subversion para importar uma hierarquia completa de pastas, para o repositório numa única revisão.

Bloquear

Quando efectuas um bloqueio no item versionado, tu irás marcá-lo no repositório como não submetível, à excepção da cópia de trabalho de onde foi efectuado o bloqueio.

Registo

Mosta o histórico de revisões de um ficheiro ou pasta. Também conhecido como Histórico.

História

Mostra o histórico de revisões de um ficheiro ou pasta. Também conhecido como Registo.

Integrar

O processo pelo qual as alterações do repositório são adicionadas à tua cópia de trabalho destruir quaisquer alterações que tenhas efectuado localmente. Por vezes essas alterações não podem ser conciliadas automaticamente e, é dito que a cópia de trabalho está em conflito.

A integração ocorre automáticamente quando actualizas a tua cópia de trabalho. Tu podes também integrar alterações específicas de outro ramo usando o comando TortoiseSVN's Merge.

Remendo

Se uma cópia de trabalho tem alterações, só em ficheiros de texto, é possível usar o comando comparar do Subversion para gerar único ficheiro de sumário dessas alterações, no formato comparação-unificada. Um ficheiro desse tipo é normalmente referido como Correcção, e pode ser enviado por email para alguém (ou para uma lista de correio) e aplicado noutra cópia de trabalho. Alguém sem permissão para submeter pode efectuar as alterações, e submeter o ficheiro de correcção para alguém com autorização para submeter, para seja este a aplicar a correcção. Ou se não estiveres seguro da alteração efectuada, podes submeter a correcção para que outros a possam rever.

Propriedade

Além de versionar as tuas pastas e ficheiros, o Subversion permite-te adicionar metadados versionados - referidos como propriedades a cada um das tuas pastas e ficheiros versionados. Cada propriedade tem um nome e valor, tal como uma chave do registo. O Subversion tem algumas propriedades especiais que usa internamente, como as svn:eol-style. O TortoiseSVN também tem algumas, tais como tsvn:logminsize. Tu podes também adicionar as tuas próprias propriedades com qualquer nome e valor que escolhas.

Reposicionar

Se o teu repositório mudou de localização, talvez porque o alteraste para uma pasta diferente no teu servidor, ou o nome de domínio do servidor foi alterado, será necessário reposicionar a tua cópia de trabalho para que o seu URL de repositório aponte para a nova localização.

Nota: só deverás usar este comando se a tua cópia de trabalho se refere à mesma localização no mesmo repositório, mas apenas o próprio repositório foi movido. Em qualquer outra circunstância, o que provavelmente necessitarás, é do comando Trocar.

Repositório

Um repositório e um local central onde são armazenados e mantidos dados. Um repositório pode ser um local onde múltiplas bases de dados ou ficheiros estão localizados para distribuição pela rede, ou poderá também ser um local que está acessível ao utilizador directamente, sem o obrigar a navegar pela rede.

Resolver

Quando na cópia de trabalho, são deixados ficheiros num estado de conflito após uma integração, esses conflitos têm de ser observados por um humano com o recurso a um editor (ou talvez o TortoiseMerge). Este processo é referido como Resolução de Conflitos. Quando estiver concluído, poderás marcar os ficheiros em conflito como estando resolvidos, o que permite que estes possam ser submetidos.

Reverter

O Subversion mantém um cópia prístina local de cada ficheiro como era, quando tu actualizaste pela última vez a tua cópia de trabalho. Se efectuaste alterações e decidiste que queres desfazê-las, podes então usar o comando reverter para retornares à cópia prístina.

Revisão

Cada vez que submetes um conjunto de alterações, tu crias uma nova revisão no repositório. Cada revisão representa o estado da árvore do repositório, num determinado ponto da sua história. Se quiseres voltar atrás, poderás examinar o repositório tal e qual estava na revisão N.

De outro modo, uma revisão refere-se a um conjunto de alterações que foram efectuadas, quando essa mesma revisão foi criada.

Propriedade de Revisão (revprop)

Tal como os ficheiros podem ter propriedades, assim pode cada revisão no repositório. Algumas revprops especiais são automaticamente adicionadas quando é criada a revisão, nomeadamente: svn:date svn:author svn:log que representa a data/hora de submissão, o nome de quem submeteu e a respectiva mensagem de registo. Essas propriedades podem ser editadas, mas não estão versionadas pelo que qualquer alteração é permanente, e não poderá ser desfeita.

SVN

Uma abreviatura para Subversion, frequentemente utilizada.

O nome do protocolo personalizado do Subversion, usado pelo servidor de repositório svnserve.

Trocar

Tal como o Actualizar-para-revisão altera a janela temporal da cópia de trabalho, para olhar para um ponto diferente na história, o Trocar altera a janela de espaço da cópia de trabalho, para que aponte para uma parte diferente do repositório. É particularmente útil quando se está a trabalhar com o trunk e com ramos, onde apenas alguns ficheiros diferem. Podes assim trocar a tua cópia de trabalho entre esses dois e só os ficheiros alterados serão transferidos.

Actualizar

Este comando do Subversion adquire as últimas alterações do repositório para a tua cópia de trabalho, integrando quaisquer alterações efectuadas por outros com as alterações locais.

Cópia de trabalho

Esta é a tua caixa de areia local, a área onde tu trabalhas nos ficheiros versionados que normalmente reside no teu disco local. Tu crias uma cópia local a partir do repositório ao efectuar o comando Checkout, e envias as tuas alterações de volta para o repositório com o comando Submeter.

TortoiseSVN homepage