Manuals

Conceitos básicos

Antes de ficarmos atarefados com alguns ficheiros reais, é importante ter uma visão geral de como o Subversion funciona e dos termos que são usados.

O repositório

O Subversion usa uma base de dados central que contém todos os seus ficheiros com controlo de versões, com o seu histórico completo. Esta base de dados é referida como o repositório. O repositório reside normalmente num servidor de ficheiros correndo o programa de servidor Subversion, que fornece a pedido, conteúdos para os clientes Subversion (como o TortoiseSVN). Se só efetuar cópias de segurança de uma coisa, efetue uma cópia de segurança do seu repositório já que é a cópia-mestre definitiva de todos os seus dados.

Cópia de trabalho

É aqui que fará realmente o trabalho. Cada programador terá a sua própria cópia de trabalho no seu PC local, por vezes conhecida como a caixa de areia. Poderá obter a versão mais recente do repositório, trabalhar nela localmente sem afetar ninguém, e então quando se sentir satisfeito com as alterações que fez, submetê-las de volta para o repositório.

A cópia de trabalho do Subversion não contém o histórico do projeto, mas mantém uma cópia dos ficheiros como eles existem no repositório antes de começar a fazer alterações. Isto significa que é fácil verificar exatamente que alterações fez.

Também precisa de saber como encontrar o TortoiseSVN, porque não há muito para ver a partir do menu Iniciar. Isto é porque o TortoiseSVN é uma extensão da shell, pelo que em primeiro lugar, inicie o Explorador do Windows. Clique com o botão direito no explorador e deverá ver algumas novas entradas no menu de contexto, tal como:

Figura 1.1. O menu TortoiseSVN para pastas não versionadas

O menu TortoiseSVN para pastas não versionadas


TortoiseSVN homepage