Índice
Controle de versão é a arte de administrar as mudanças das informações. Isto é uma ferramenta crítica para programadores, que normalmente gastam horas fazendo pequenas modificações em seus aplicativos e então desfazem ou verificam algumas dessas modificações no dia seguinte. Imagine uma equipe de vários desenvolvedores trabalhando juntos - e talvez simultaneamente em mesmos arquivos! - e você precisa ver porque um bom controle é necessário para controlar uma possível desordem.
O TortoiseSVN é um cliente open-source gratuito para a plataforma Windows voltado para o sistema de controle de versão Apache™ Subversion®. Ou seja, o TortoiseSVN administra arquivos e diretórios no decorrer do tempo. Os arquivos são armazenados em um repositório central. O repositório parece-se muito com um servidor de arquivos comum, exceto pelo fato que ele consegue se lembrar de toda e qualquer alteração já feita em algum momento nos seus arquivos e diretórios. Isso permite a você recuperar versões antigas de seus arquivos e examinar o histórico de como, quando e por quem seus dados foram modificados. Esse é o motivo pelo qual muitas pessoas pensam no Subversion, e em sistemas de controle de versão em geral, como uma espécie de “máquina do tempo”.
Alguns sistemas de controle de versão também são um aplicativo de gerenciamento de configuração (SCM). Esses sistemas são especificamente adaptados para controlar estruturas de código fonte, e tem muitas características de um aplicativo específico de desenvolvimento - como um aplicativo para uma linguagem de programação específica, or fornecendo ferramentas de construção de software. Subversion, entretanto, não é um desses sistemas; é um sistema genérico que pode ser usado para administrar qualquer conjunto de arquivos, incluindo código fonte.