Manuals

Conceitos Básicos

Antes de nos ocuparmos em trabalhar com arquivos reais, é importante uma visão geral de como o Subversion trabalha e os termos em que ele é usado.

O Repositório

Subversion usa um banco de dados central que contem todos os arquivos versionados com seu histórico completo. Esse banco de dados é referenciado como repositório. O repositório normalmente está alocado num servidor de arquivos rodando o servidor Subversion, abastecendo clientes do Subversion (como o TortoiseSVN) quando requisitado. Se você faz backup de apenas uma coisa, faça o backup do seu repositório pois é a cópia mestre definitiva de todos os seus dados.

Cópia de Trabalho

Aqui é onde você faz o trabalho de verdade. Todo desenvolvedor tem sua própria cópia de trabalho, algumas vezes conhecido como sandbox, no seu PC local. Você pode baixar a última versão do repositório, trabalhar nele localmente sem afetar os outros e então, quando estiver feliz com as mudanças que fez, enviá-las de volta ao repositório.

Uma cópia de trabalho do Subversion não possui todo o histórico do projeto, mas mantem uma cópia dos arquivos como estavam no repositório antes de você começar a fazer modificações. Isto quer dizer que é fácil fazer a checagem das modificações que você realizou.

Você também tem que saber onde encontrar o TortoiseSVN, pois não há muito do que se ver no Menu Inicial. Isso é porque o TortoiseSVN é uma extensão Shell, portanto, primeiro de tudo, inicie o Windows Explorer. Clique com o botão direito numa pasta no Explorer e você deverá ver umas entradas novas no menu de contexto como este:

Figura 1.1. O menu do TortoiseSVN para diretórios não controlados

O menu do TortoiseSVN para diretórios não controlados


TortoiseSVN homepage