Manuals

Vá em frente para um Teste

Esta seção mostra como experimetar as features mais usadas em um repositório pequeno. Naturalmente, não se explica tudo - este é apenas um Guia Rápido apesar de tudo. Uma vez que você estiver com tudo rodando, deverá pegar um tempinho e ler o resto deste guia, que o leva a coisas com muito mais detalhes. Também é explicado mais sobre como configurar um servidor Subversion.

Criando um Repositório

Para um projeto real você terá um repositório configurado em algum lugar seguro e um servidor do Subversion para ser controlado. Para os propósitos deste tutorial nós usaremos um repositório local do Subversion que tem como característica o acesso direto ao repositório criado no seu disco sem a necessidade de um servidor.

Primeiro, crie um diretório novo vazio no seu computador. Pode ser em qualquer lugar e ter qualquer nome, mas neste tutorial nós o chamaremos C:\svn_repos. Agora, clique com o botão direito na pasta criada e, no menu de contexto, escolha TortoiseSVNCriar um repositório aqui.... O repositório é então criado dentro da pasta, pronto para ser usado. Também criaremos a estrutura interna padrão de pastas clicando no botão Criar estrutura de pasta

Importante

A característica do repositório local é muito útil para testes e avaliações mas exceto se você é um desenvolver individual em um único computador você deverá sempre utilizar um servidor do Subversion devidamente configurado. É tentador para uma pequena empresa evitar o trabalho de configurar um servidor e simplesmente acessar seu repositório em uma rede compartilhada. Nunca faça isso. Você perderá dados. Leia “Acessando um Repositório em uma Rede Compartilhada” para descobrir porque fazer isso é uma má idéia, e como configurar um servidor.

Importando um Projeto

Agora temos um repositório, mas está completamente vazio no momento. Suponhamos que há alguns arquivos em C:\Projects\Widget1 que eu gostaria de adicionar. Navegue para a pasta Widget1 pelo Explorer e clique com o botão direto sobre ela. Agora seleiona TortoiseSVNImportar... que vai mostrar uma janela

Figura 1.2. A Janela de Importação

A Janela de Importação


Um repositório do Subversion é reconhecido pela URL, que nos permite especificar um repositório em qualquer lugar na Internet. Neste caso, precisamos apontar para nosso próprio repositório local que tem a URL file:///c:/svn_repos/trunk, ao qual adicionamos nosso próximo nome para o projeto Widget1. Note que há 3 barras depois de file: e que eles são mesmo usados.

Outra importante característica desta janela é a caixa Mensagem Importante a qual lhe permite digitar uma mensagem descrevendo o que você está fazendo. Quando você visualizar o histórico do seu projeto, essas mensagens serão um valioso guia para entender as alterações feitas e porque. Neste caso nós podemos dizer algo simples como Importar o Projeto Componente1. Clicar no OK e o diretório será adicionado ao seu repositório.

Obtendo Uma Cópia de Trabalho

Agora que há um projeto em nosso repositório, precisamos criar uma cópia de trabalho para usar nas tarefas do dia-a-dia. Note que o ato de importar uma pasta não a transforma automaticamente em uma cópia de trabalho. O termo do Subversion para criar uma nova cópia de trabalho é Checkout. Vamos fazer o checkout da pasta Widget1 do nosso repositório para uma pasta de desenvolvimento chamada C:\Projects\Widget1-Dev. Crie essa pasta, depois clique com o botão direito do mouse sobre ela e selecione TortoiseSVNCheckout...

Importante

Na configuração padrão, o item Obter do menu não está localizado no submenu do TortoiseSVN, contudo, é mostrado no menu superior do explorador. Os comandos do TortoiseSVN que não estão no submenu têm o SVN agregado em: Obter SVN...

Você notará que a aparência deste diretório será diferente do diretório original. Cada arquivo terá uma marca verde no canto inferior esquerdo. Esses ícones de situação do TortoiseSVN estarão presentes apenas na cópia de trabalho. A situação verde indica que o arquivo não foi alterado em relação à versão do repositório.

Alterando

Hora de trabalhar. Digamos que os arquivos 2Componente1.c2 e 3ReadMe.txt3da pasta Componente1-Dev foram editados. Note que a sobreposição de ícones nestes arquivos estão agora em cor vermelha, indicando que há alterações locais nos mesmos.

Mas o que nós fizemos? Clique com o botão direito em um dos arquivos alterados e selecione TortoiseSVNDiferenças. A ferramenta de comparação do TortoiseSVN será aberta, mostrando exatamente quais linhas foram modificadas.

Figura 1.3. Visualizador das Diferenças do Arquivo

Visualizador das Diferenças do Arquivo


Bom, então nós estamos felizes com as alterações, vamos atualizar o repositório. Esta ação é referenciada como Submissão das alterações. Clique com o botão direito sobre o diretório Componente1-Dev e selecione TortoiseSVNSubmeter. A janela de submissão mostrará os arquivos alterados, cada um com uma caixa de seleção. Você pode querer escolher apenas alguns dos arquivos, mas neste caso nõs vamos submeter as alterações em ambos os arquivos. Digite uma mensagem para descrever sobre o que são as alterações e clique em OK. A janela de progresso mostrará os arquivos sendo enviados para o repositório e então está feito.

Adicionando Mais Arquivos

Como os desenvolvedores precisarão adicionar novos arquivos - vamos dizer que você adicionou alguma nova funcionalidade em Extras.c e adicionou um referência no arquivo que já existia Makefile. Clique com o botão direito sobre o diretório e selecione TortoiseSVNAdicionar. A janela de Adição gora mostra para você todos os arquivos não controlados e você poderá selecionar cada um que você quer adicionar. Outra forma de adicionar arquivos poderá ser um clique com o botão direito sobre o próprio arquivo e então selecionar TortoiseSVNAdicionar.

Agora quando você for submeter o diretório, o novo arquivo aparecerá como Adicionado e o arquivo já existente como Modificado. Note que você pode dar um duplo clique sobre o arquivo modificado e verificar exatamente as alterações feitas.

Vendo o Histórico do Projeto

Uma das características mais úteis do TortoiseSVN é a janela de Auditoria. A janela mostra a você a lista de todos os commits feitos para um arquivo ou diretório, e mostra detalhadamente as mensagens que você digitou (você digitou uma mensagem para o commit como sugerido? Se não, agora você vê porque isso é importante).

Figura 1.4. A Janela de Log

A Janela de Log


Bem, então eu manipulei um pouco aqui e usei uma imagem do repositório do TortoiseSVN.

O painel superior mostra a lista das revisões submetidas e o início da mensagem relacionada. Se você selecionar uma dessas revisões, o painel do meio mostrará a mensagem completa para a revisão e o painel de baixo mostrará a lista dos arquivos e diretórios modificados.

Cada um dos painéis possui um menu de contexto que provê a você várias maneiras de usar a informação. No painel inferior você pode dar um duplo clique em um arquivo e ver exatamente as alterações feitas naquela revisão. Leia “Janela de Revisão de Registro” para ver o texto completo.

Desfazendo Alterações

Umas das características de todo sistema de controle de revisão é que eles permitem a você desfazer alterações feitas anteriormente. Como você pode esperar, TortoiseSVN faz isso de forma simples.

Se você quer controlar as mudanças que você fez e ainda não submeteu e desfazer essas mudanças voltando para a versão original, TortoiseSVNReverter

Se você quer desfazer as alterações de uma revisão em particular, abra a janela de Auditoria e encontre a revisão em questão. Selecione Menu de ContextoReverter alterações desta revisão e então as alterações da revisão serão desfeitas.

TortoiseSVN homepage