Manuals

Integração com visualizadores de repositório Web-based

There are several web-based repository viewers available for use with Subversion such as ViewVC and WebSVN. TortoiseSVN provides a means to link with these viewers.

Tu podes integrar um visualizador de repositório, da tua escolha, com o TortoiseSVN. Para o fazeres terás de configurar algumas propriedades que definem a ligação. Estas têm de ser configuradas nas pastas: (“Configurações de Projecto”)

webviewer:revision

Configura esta propriedade com o URL do teu visualizador de repositório para veres todas as alterações numa revisão específica. O URL deverá ser devidamente codificado e terá de conter %REVISION%. O %REVISION% será substituído com o número da revisão em questão. Isto permite ao TortoiseSVN mostrar uma entrada no menu de contexto na caixa de diálogo registo Menu de ContextoVer revisão no visualizador web.

webviewer:pathrevision

Configura esta propriedade com o URL do teu visualizador de repositório, para veres as alterações num ficheiro específico, numa dada revisão. Este deverá ser um URI devidamente codificado e terá de conter %REVISION% e %PATH%. O %PATH% será substituído pelo caminho relativo para a raiz do repositório. Isto permite ao TortoiseSVN mostrar uma entrada no menu de contexto da caixa de diálogo de registo, Menu de contextoVer revisão do caminho no visualizador web Por exemplo, se clicares com o botão direito no painel de fundo da caixa de diálogo de registo, numa entrada de ficheiro /trunk/src/file o%PATH% no URL será substituido por /trunk/src/file.

Podes também usar URLs relativos em vez de absolutos. Isto é útil no caso do teu visualizador web estar no mesmo domínio/servidor que o teu repositório fonte. No caso de o nome de domínio alguma vez for alterado, não terás de ajustar as propriedades webviewer:revision e webviewer:pathrevision. O formato é o mesmo para a propriedade bugtraq:url. Consultar “Integração com Sistemas de controlo de problemas/Gestores de Problemas”.

Configurar Propriedades em Pastas

Essas propriedades devem ser colocadas em pastas para o sistema funcionar. Quando submetes um ficheiro ou pasta, as propriedades são lidas dessa pasta. Se as propriedades não forem aí encontradas, o TortoiseSVN irá pesquisar ascendentemente na árvore de pastas de modo ás encontrar até encontrar uma pasta não versionada, ou a raiz da árvore (eg. C:\). Se tens a certeza que cada utilizador só efectua checkout a partir do e.g. trunk/, e não de alguma subpasta, é suficiente configurar as propriedades na pasta trunk/. Se não tens a certeza, deverás configurar as propriedades em cada subpasta, recursivamente. Uma propriedade configurada mais profundamente na hierarquia do projecto, irá se sobrepor à configuração de níveis superiores (mais perto do trunk/).

para propriedades de projecto, i.e. tsvn:, bugtraq: e webviewer: podes usar a caixa de verificação Recursiva para fixar a propriedade em todas as subpastas na hierarquia, sem também fixa-la em todos os ficheiros.

Quando adicionas novas subpastas a uma cópia de trabalho, usando o TortoiseSVN, quaisquer propriedades de projecto presentes na pasta pai serão automaticamente adicionadas à nova pasta filho também.

Limitações no Uso do Navegador de Repositório

Because the repo viewer integration depends upon accessing Subversion properties, you will only see the results when using a checked out working copy. Fetching properties remotely is a slow operation, so you will not see this feature in action from the repo browser unless you started the repo browser from your working copy. If you started the repo browser by entering the URL of the repository you won't see this feature.

Pela mesma razão, as propriedades de projecto não serão propagadas automaticamente quando uma pasta filho é adicionada usando o navegador de repositório.

TortoiseSVN homepage