Manuals

Guia de leitura

Este livro foi escrito para pessoal com conhecimentos de computação que querem utilizar o Subversion para gerir os seus dados, mas que preferem o uso de um GUI em vez do cliente de linha de comandos. Visto que TortoiseSVN é uma extensão de "shell", é assumido que o utilizador está familiarizado com o Explorador do Windows e como o utilizar.

Este Prefácio explica o que é o TortoiseSVN, fala um pouco sobre o TortoiseSVN e a comunidade de pessoas que trabalham nele e também nas condições de licenciamento para usá-lo e distribui-lo.

O Capítulo 1, Começar explica como instalar o TortoiseSVN no seu computador e como começar a usá-lo de imediato.

No Capítulo 2, Conceitos básicos de controlo de versões nós damos uma curta introdução ao sistema de controlo de versões Subversion que está na base do TortoiseSVN. Esta é emprestada da documentação do projeto do Subversion, e explica as diferentes abordagens ao controlo de versões e como funciona o Subversion.

O capítulo em Capítulo 3, O repositório como instalar e configurar um repositório, que é útil para testar o Subversion e o TortoiseSVN utilizando apenas um computador. Também explica um pouco sobre administração de repositórios que também é relevante para repositórios localizados num servidor.

O Capítulo 4, Guia de Uso Diário é o capítulo mais importante, já que explica as principais funcionalidades do TortoiseSVN e como usá-las. Toma a forma de um tutorial, partindo assim por verificar uma cópia de trabalho, alterá-la, submeter as tuas alterações, etc. Então avança-se para tópicos mais avançados.

O Capítulo 5, Project Monitor explica como pode monitorizar os seus projetos Subversion para que não perca submissões importantes de outros membros da sua equipa.

O Capítulo 6, O Programa SubWCRev é um programa separado e incluído no TortoiseSVN, que pode extrair informação a partir da sua cópia de trabalho e gravá-la num ficheiro. Isto é útil para incluir informação de construção (build) nos seus projetos.

A secção Apêndice B, Como Farei Para... responde a algumas questões mais comuns, sobre a execução de tarefas que não estão explicitamente cobertas noutros lados.

A secção no Apêndice D, Automatizar o TortoiseSVN explica como podem ser chamadas a partir da linha de comandos as caixas de diálogo do interface gráfico (GUI) do TortoiseSVN. Isto é útil para scripting, onde ainda pode necessitar de interação com o utilizador.

O Apêndice E, Referência Cruzada da Interface de Linha de Comandos dá uma correlação entre os comandos do TortoiseSVN e os seus equivalentes no cliente de linha de comandos do Subversion svn.exe.

TortoiseSVN homepage